APRESENTAÇÃO
I Encontro de História da Educação do Centro-Oeste - I EHECO
ATENÇÃO

Já se encontram abertas as inscrições para lançamento de livros.
Cada autor ou organizador deverá informar os dados da obra e enviar para secretariaeheco@gmail.com
         Há muito tempo nós, pesquisadores da área de História da Educação, sentimos a necessidade de um espaço para socializar estudos e pesquisas produzidos na região Centro-Oeste. Composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, que, apesar da mesma circunscrição geográfica, é caracterizada por semelhanças e diferenças, pois se trata de extensa região.

         Semelhanças podem ser encontradas no processo de colonização, seja aquele promovido pela corrida aurífera do século XVIII, seja pela movimentação de colonização recente, iniciada com a construção de Brasília. Todos se posicionam, no entanto, na região Central do país, incluindo duas unidades federativas que divisam com outros países (MT e MS).

         Outros fatores aglutinadores e diferenciadores se devem ao fato de vivermos sob as influências do clima seco e quente, e que o conjunto dos estados está circunscrito no mais rico bioma que inclui o Cerrado, as cheias pantaneiras e parte da devastada floresta Amazônica.

         Nas diferenças e semelhanças de nossa formação histórica, traçamos formas particulares, assinaladas por traços genéticos, sotaques, vocabulários e outras características que permeiam a cultura de cada Estado. No campo da História da Educação, igualmente as similitudes e dessemelhanças tracejam um quadro singular e riquíssimo, que emoldura o cenário educacional brasileiro.

         Ao meio dessa pluralidade, o que une é a região, permitindo que o próximo se torne maior que o distante, e o comum essencial, sem abrir mão das características de cada estado. Então, nada mais legítimo do que convergir nossos olhares plurais para a área de História da Educação, algo que já fazemos, porém sem um espaço legítimo que possa permitir um contínuo debate sobre a história da região, fortalecendo-a.

         Propomos, nessa medida, que o I Encontro de História da Educação do Centro-Oeste - I EHECO seja um ‘ensaio’ para iniciarmos uma prática que permita apresentar, debater, trocar e divulgar o que temos realizado nessa área específica de conhecimento, seja no âmbito da graduação, nos diferentes grupos de estudos e pesquisas, junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação, possibilitando também refletir sobre futuras investigações e publicações coletivas.

         O I Encontro, que acontecerá de 09 a 11 de novembro de 2011, em Cuiabá, nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso, será um evento acadêmico-científico organizado pelo Instituto de Educação e Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/PPGE/UFMT), sob a chancela do Grupo História da Educação e Memória – GEM, juntamente com parceiros de outros estados. O I EHECO é aberto aos pesquisadores da região Centro-Oeste, de outras regiões do Brasil e de outros países que investiguem temáticas relacionadas à História da Educação regional. Trata-se de um encontro para professores e alunos da graduação e de programas lato sensu e stricto sensu das instituições de ensino superior da rede pública e privada, além de outros profissionais de áreas afins. O evento incluirá mesas redondas e comunicações orais. Na ocasião, haverá lançamento de obras dando visibilidade às pesquisas concluídas. Esperamos e acreditamos que essa primeira iniciativa seja contínua e exitosa, pois permitirá o Encontro, e, encontrar, oportunizará traçar rumos inovadores e relevantes para o mundo acadêmico e científico do qual fazemos parte! Comissão Organizadora do I Encontro de História da Educação do Centro-Oeste (I EHECO)
Imprimir Boleto Bancário
Trabalhos Aprovados

Universidade Federal de Mato Grosso/Instituto de Educação
GEM - Grupo de Pesquisa em História da Educação
Plantão de atendimento por telefone, de 2a. a 5a. feira, das 14 às 17 horas, no número (65) 3615-8444 (65) 3615-8444